sábado, 14 de agosto de 2010

Para desenvenenar cães e gatos queridos.

O PRIMEIRO DIA:
O tempo urge, portanto, serei curto. Inicialmente, o seu animal estará agitado e gemendo agudo, agonizando, rodando sobre o próprio corpo, sintoma de que foi envenenado por "chumbinho". Não se apavore, dê um rápido banho nele e, logo em seguida, seque-o bem, faça-o engolir dois ovos crus e introduza, repetidas vezes, seringas (sem agulha, é lógico!) de água morna (nem fria nem muito quente) em sua garganta, até que lhe seja provocado um vômito abundante, depois lhe dê uma colher grande de água oxigenada para diminuir o excesso de baba, e quarenta gotas de ATROVERAN COMPOSTO também na seringa (para amenizar a dor no estômago), envolva-o em várias toalhas e vá encomendar o principal no Petshop mais próximo, que são:
1 - ENTEREX
2 - ELETROLÍTICO PET
3 - ANTITÓXICO SM LIPOTRÓPICO
4 - SERINGA de 5ml
Juntos, estes três remédios não passarão de R$18,00 a R$20,00, e salvarão o seu bichano.


Seu animal dará indícios de que está morrendo a todo momento, pois estará fraco, sem coordenação motora, sem comer, babando incessantemente, sem beber água e, às vezes, remelando os olhos (limpe-os com soro fisiológico), olhando pra você como quem estivesse se despedindo, mas a sobrevivência do seu amigo de estimação depende de você.


Não insista em dar comida, ele a rejeitará por uns dias, assim como não terá forças para andar até o pote de água, entretanto, às vezes mudará de lugar para aliviar sua confusão mental e perda temporária da visão, efeitos do veneno, e é imprescindível não ligar televisão nem som (principalmente altos) perto do animal pelo menos por 6h a partir do momento em que ele foi envenenado, pois sua audição fica superaguçada e o barulho o atormentará, deixando-o em um pânico apático de quem não pode se mexer. Ponha um pano seco no chão (no local onde ele mais tem afinidade, de prefêrencia ventilado, pois o maldito chumbinho leva a perda de oxigenação), coloque-o em cima e cubra-o com dois panos grossos, para baixar a hipotermia e, bem aquecido, ele parar de tremer, faça também uma massagem circular no coração dele, apertanto os dedos de vez em quando, durante 5 minutos, ou até mais se for necessário.

Voltando do Petshop, em um copo largo, dissolva o ENTEREX (carvão vegetal ativado) em 40ml de água (3 dedos magros) e misture bastante. Encha uma seringa de 5ml com esta substância preta e densa, e introduza na garganta do animal, repetindo este processo de 8 em 8h, até terminar o remédio. Passando 2h da aplicação do ENTEREX, você misturará, em outro copo largo, 40 gotas do ANTITÓXICO SM LIPOTRÓPICO em 50ml de água potável e fará duas aplicações de 6 em 6h na garganta do animal com a seringa de 5ml, e o ELETROLÍTICO PET é um suplemento mineral para alimentação animal, é puro soro, que você deve misturar em 250ml (metade do pote de Qualy) e dar numa seringa maior de meia em meia hora, pois será só disso que ele estará se alimentando, enquanto não retomar sua vida normal.

Detalhe: é importante segurar a cabeça do animal enquanto administrar qualquer remédio na seringa, para que o líquido não vá para os pulmões, causando uma futura pneumonia, e seque-o acaso o procedimento tenha o molhado. É recomendável não dar o soro nas 2h que seguem entre a aplicação do ENTEREX e do ANTITÓXICO SM LIPOTRÓPICO, pois o animal o vomitará; meia hora após a aplicação do ANTITÓXICO SM LIPOTRÓPICO, você pode administrar o soro de meia em meia hora. É muito importante aplicar os três remédios durante três dias.
Repetindo: Você dá o ENTEREX, duas horas depois aplica o ANTITÓXICO SM LIPOTRÓPICO, e administra o soro de meia em meia hora após esse procedimento.

O SEGUNDO DIA:
O animal vomitará muito, em geral um líquido amarelado, que é o antitóxico eliminando as toxinas que o afetaram, e também ocorrerá diarréias. Fique atento a limpeza do bicho com um pano molhado. É através da urina, das fezes e dos vômitos que ele estará expelindo o quê tanto o deixou mal, portanto, outra vez aconselho: não deixe de dar-lhe bastante soro.

O TERCEIRO DIA:
Quando ele apresentar a primeira melhora, na sua mão (do dono), ponha um pouco de ração amolecida quinze minutos em leite quente, e vá alimentando-o sempre que puder, e até ele enjoar e rejeitar a absorção de sólidos, mas não deixe de dar o soro sempre, que é extremamente fundamental pra sua recuperação, assim como o carinho que você deve fazer no bichano, demonstrando a ele que não quer que ele se vá, e incentivando-o a lutar pela vida. Observação: Se a ração passar muito tempo no leite, ela fermentará e intoxicará mais o seu animal, que já estará debilitado, por isso, use pouca ração e pouco leite, já que você terá dificuldade de fazê-lo comer mais.

O QUARTO DIA:
Eu tenho uma poddle, animal de pequeno porte, portanto é recomendável ler a bula de cada remédio para não haver equívocos, pois para cada peso é uma dosagem. Caiana é uma cadela de treze anos, quase sem dentes, e foi envenenada no dia 31 de julho, às 19h, e no dia 04 de agosto já estava serelepe como sempre, deitando sobre os meus pés quando estou no computador. Ela dorme no meu quarto, num travesseiro forrado com um casaco de malha velho e duas bermudas rasgadas, do lado de sua água e do pote de ração, e vê-la de volta ao seu ritmo normal, me fez sentir algo que eu nunca havia sentido, pois fui capaz de salvar uma vida, sem ajuda dos tantos veterinários ambiciosos e calhordas, que fazem juramentos e cobram os olhos da cara, de R$100 a R$150 ou mais. Eu a salvei apenas com a indicação de um ou outro balconista atencioso de Petshops, com a experiência inspiradora da minha tia Bida (que me aconselhou a não desistir dela), com a paciência da minha mãe, que foi incansavelmente à rua buscar os remédios, e com minha total dedicação. Em outubro, ela fará 14 anos, e de presente vai ganhar uma tosa antecipada nesta quarta-feira, no PET RABICHO (24263095), na Avenida Comandante Guaranys, 20, loja A, Cidade de Deus, próximo ao nº 2697 da Estrada dos Bandeirantes, no sentido Curicica/Taquara, em Jacarepaguá, onde o Rodrigo (seu personal pet) sempre dá um trato responsa no pelo dela, deixando lindinha e cheirosa, a minha velhinha.


Equinos, bovinos, caprinos e suínos envenenados podem ser tratados com o mesmo procedimento, porém, com doses cavalares administradas por veterinários que não pensem em enriquecer às custas do sofrimento do animal e de seu dono.

tom.maria@hotmail.com

Boa sorte a todos!

34 comentários:

  1. Eu amei essas ajudas, me foi muito necessário. Pois tenho um gato(fêmea) que foi envenenada eese site foi perfeito para esclarecer minhas dúvidas. Ela está grávida, será que isso pode prejudicar o nascimento dos filhotes?
    e-mail de orkut: nathalia.nati.11@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se a gata e os filhotes sobreviveram.

      Excluir
  2. Legal você compartilhar esses conhecimentos pq infelizmwntwe os veterinários não sabem de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe sim porque a minha cachorra quazi morreu seu burro

      Excluir
  3. Valeu cara, esta me ajudando a desvenenar minha cachorrinha, obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada, ajudou e muito a salvar minha gatinha!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha gatinha foi envenenada hoje,e estou fazendo estes procedimentos,volto a comentar quando ela estiver melhor.
    Agradeço desde já,muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Estes procedimentos são otimos e já apliquei o enterex e tenho o soro, mas ainda falta o antitóxico. Espero que o gatinho suporte até amanhã. Mas fique sabendo que vc tem ajudado a salvar um bichinho lindo!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Muito louvável a sua iniciativa de divulgar esses conhecimentos, uma pena que nem todas as pessoas pensam da mesma maneira; que o mais importante é a vida em jogo e nao o dinheiro.. como será que se sente um veterinario que recusa tratamento a quem nao pode pagar ? ....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!!

    Muito boa essas informações.

    ResponderExcluir
  9. quanto tempo leva pra fazer efeito os venenos?
    acho q meu cachorro ta envenenado + ate agora ele não deu nenhum sinal, ja que minha mae soltou ele hoje de manhe so a tarde fiquei sabendo q botaram veneno na rua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sinais do envenenamento são aqueles descritos no texto acima, não tem como ele (o animal) esconder que está afetado. Outros sintomas podem ser de intoxicação alimentar, muito comum quando eles, ou até mesmo nós, comemos alimentos estragados.

      Excluir
  10. Lamentável sua colocação sobre os Med. Veterinários, não pode, não cria!
    Seja boazinha também, reduza seu salario em 50%.

    NÃO MEDIQUE SEU ANIMAL SEM ORIENTAÇÃO VETERINÁRIA, NÃO ESTUDAMOS 5 ANOS PARA MANDAR QUEBRAR DOIS OVOS NA BOCA DO SEU CACHORRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veterinarios como tu deviam estar na rua! graças a gentinha como tu, ambiciosos quase perdi o meu labrador de 4 meses, se não o perder ainda, pois só passam 3 dias do envenenamento

      Excluir
    2. Salvou seu labrador? Seria interessante voltar ao blog para declarar se salvou ou não o seu bichinho. E não ligue para opinião de veterinários que estudam cinco anos para lhe negar apoio quando você não tem dinheiro imediato para pagar. Obrigado!

      Excluir
  11. Vocês estudam 5 anos apenas por $$$$$ e não por amar animais, do contrario colocariam SIM dicas de remedios para quem não tem condições de pagar 50,00 a 80,00 somente para vocês aplicarem o remédio!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada a quem fez esse blog pois ajuda realmente a salvar vidas dos nossos queridos animais!

    ResponderExcluir
  12. Medicar não é uma receita de bolo, cada caso é um caso!
    tenho pena dos seus animais, quando vc não se sentir bem procure o google, faça como vc faz com seu animal.

    ResponderExcluir
  13. Sou o criador do blog, e não tenho intenção de criar polêmicas, assim como não busquei no google a solução para o meu problema, a história foi narrada sem o sofrimento que eu senti enquanto vivi aquele drama, e foram citadas de quem e como obtive ajuda, apoio e informação. Medicar sem conhecimento é realmente perigoso, mas, diante do desespero e da "regra money-quickly" dos veterinários que contactei, me valeu ter balconistas de pet-shop que, sem diploma, foram mais eficientes em suas informações do que as figuras de jaleco branco que se recusaram a me assistir por telefone, que poderiam me dar indicações preciosas para os primeiros momentos de agonia, minha e da cachorra que sobreviveu. Não sou médico veterinário, mas agradeço a quem me agradeceu fornecer informações para salvar o seu bichano, e como há muito tempo não entro no blog, gostaria de saber se a cachorrinha prenha e seus filhotes vingaram. E ao defensor dos veterinários que a mim se contrapõe, quero lembrar que, pelos comentários, você deve ter observado que a minha receita de bolo dá certo. Quer um conselho? Vá comer dois ovos crus pra te desenvenenar!

    ResponderExcluir
  14. E vai ouvir Bando de Doido
    http://www.myspace.com/bandodedoido
    ou leia, que faz bem.
    http://cenadetvcine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Meu novo e-mail é gilsonsaraivaalves_jequiti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostaria tbm de saber do Anônimo do dia 25 de novembro de 2012 se sua gatinha melhorou.

    ResponderExcluir
  17. Gente eu acabei de perder um amiguinho envenenado o meu gatinho Harry siames de 6 meses não vi a tempo de salva-lo por que não notei os sinais de envenenamento! quero saber se o antitóxico, salva mesmo estando vencido!

    ResponderExcluir
  18. Valéria, não sei te responder, mas, em última instância, eu arriscaria usá-lo.

    ResponderExcluir
  19. Muito boas as suas dicas, tenho uma poodle e ela ficou envenenada com o carrapaticida que era muito forte, pensei que ela fosse morrer, ficou muito mal... Consegui salvá-la com as suas dicas, faz três dias que estou seguindo o que você disse e ela já está bem... Voltou a comer, a latir, a brincar, enfim, você me ajudou muito nesse processo! Muito obrigada e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  20. Meu Gatinho foi envenenado de madrugada e não sei se ele vai resistir porque ele ficou 5 horas mal e a veterinaria não abria. ele ta inconciente não se meche ta paralisado não meche mais nada :'( Alguem pode me ajudar? porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu gatinho se salvou? A minha gatinha também foi envenenada de madrugada, a gente não conseguia entrar em contato com nenhum veterinário por causa do horário, ela ficou agonizando por 2 horas até que a gente conseguiu entrar em contato com um veterinário que nos atendeu em plena madrugada, deu uma injeção nela, e nos passou informações de como tratar dela após isso. Ele nem cobrou na hora, disse para não nos preocuparmos com isso. De manha o veterinário veio na nossa casa e passou mais alguns remédios. Hoje faz 2 dias dês de que ela foi envenenada, ela ainda não consegue levantar direito, fica só deitada, deixamos ela bem coberta, as vezes ela mia fininho, parece que ta sentindo dor, coitadinha. Eu to muito preocupado, alguém pode me dizer quanto tempo um gato envenenado leva para se recuperar totalmente? Obrigado para quem responder!

      Excluir
  21. amei essa dica,sou cuidadora de animais de rua,e por ñ ter $$$ ja perdi muitos animais pq o vet so atende mediante pagamento,são raros os vet q atende por amor...muito obrigada....vai ai uma dica tbm p envenenamento:sumo de serralha com barro,ja salvei varios animais assim,tbm serve pra cinomose...

    ResponderExcluir
  22. Por favor preciso de ajuda acho q um visinho está envenenando minhas cachorras achei um pão com uma coisa meio rosada por cima nao faço idéia do que seja e nem sei o que posso fazer se tiver alguma sugestão por favore mande!

    ResponderExcluir
  23. Gilson, amei seu post. Graças a Deus nunca passei por isso. Na verdade não quero criticar aos veterinário (apesar de ter pago 10,00 por un sache de Eletrolitico pet que custa 2,50) mas enfim... Ele usou a expertise dele para ajudar meu gatinho que está com 14 anos e sinais de problemas renais. Quem a gente deveria criticar sim são os MALDITOS que envenenam animais com esse chumbinho do inferno. Um super abraço Gilson, obrigada por dividir sua experiência! Daniela

    ResponderExcluir
  24. Oi, minha cachorra é uma vira-lata de dez quilos e ingeriu veneno no dia 29. Eu fiquei com receio de mexer com ela e piorar a situação. E aqui onde eu moro é um fim de mundo, não tinha onde comprar remédio. No dia seguinte ela ainda estava viva e minha internet tinha voltado. Achei seu blog e minha irmã comprou os remédios no bairro vizinho. Ela está melhorando, dei os remédios ontem e continuo hoje, ela não vomita amarelo porque já vomitou muito no primeiro dia. Ela vomita só um pouco de saliva. Mas vejo que ela está melhorando, porque ela já parou de mudar de lugar. Dei banho nela, sequei, fiz outra vasilha de soro caseiro e pus a ração no leite. Não fui pro trabalho hoje de manhã (trabalho em uma escola) porque fiquei preocupada em deixá-la sozinha. Mas a tarde eu vou e peço pra minha irmã cuidar dela. Fico muito preocupada, mas ao mesmo tempo feliz em perceber que ela está sendo forte e está lutando pela vida. Amanhã volto a comentar.
    Fabrícia

    ResponderExcluir
  25. Esta receita funciona sim, salvei uma gata e seus filhotes nasceram perfeitos!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite ! Sem entrar no mérito da questâo, Quero deixar registrado q suas dicas foram oportunas Nesse exato momento estou cuidando d uma gata de rua q me adotou , e foi envenenada com chumbinho , a dois. dias mas esta melhorando Ñ a levei a um veterinário pois ñ tenho $$$ q sei q vão me pedir Vlw !!!

    ResponderExcluir